Entre os dias 25 e 27 de outubro de 2017 aconteceu, no espaço Catavento, em São Paulo, a 5ª Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP), um espaço extremamente importante para trocas de experiências entre alunos, professores e escolas, proporcionando oportunidades e estímulo à criatividade e ao pensamento científico.
Neste ano de 2017, a EE Prof. Ernani Rodrigues participou pela primeira vez do Evento com o projeto “Aletas para o voo: melhor formato e tamanho de aletas para impulsionar foguetes de garrafa retornável”, trabalho de Pré-Iniciação Científica desenvolvido pelos alunos Leandro da Conceição Silva e Wesley Fernandes Alves, sob a orientação da professora Vanessa Caron de Avellar Garcia. A pesquisa consistiu em produzir diferentes formatos e tamanhos de aletas, acoplá-las ao foguete de garrafa plástica retornável e realizar os lançamentos testes. Os resultados foram anotados em planilhas e, ao final, verificou-se qual a melhor aleta, quanto a formato e tamanho.
O projeto foi desenvolvido em 2016 e participou da 4ª FeCEESP (Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo), e da FeCEE-DER Assis, organizados pelos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico Marcus Paulo Costa e Elizana Silva Luiz. Estas participações nas referidas Feiras garantiram indicação e classificação para a 5ª MOP.
Participar da 5ª MOP foi uma grande oportunidade de troca de experiências com os demais participantes, contato com alunos pesquisadores e até de formação de parcerias para projetos futuros. Esperamos, assim, continuar participando de mostras e feiras de Ciências, mostrando que nossos alunos são jovens conscientes, protagonistas e cientistas.
Segundo a Professora Doutora Roseli de Deus Lopes, coordenadora Geral da MOP, ainda existe um grande trabalho a ser feito: “Conseguir superar todos os desafios que temos na sociedade”. No estado de São Paulo há mais de 600 municípios e apenas 34 estiveram representados, totalizando pouco mais de 100 trabalhos expostos. Voltamos motivados para retornarmos em 2018 e orgulhosos por representar nossa Escola, a Diretoria de Ensino Região de Assis e o nosso município num evento desta proporção, que estimula o fazer científico voltado para soluções sustentáveis.