ATPC da Área de Linguagens – Componente Curricular: Arte
Docentes de Arte da DERA reuniram-se no dia 30/09/2020 na ATPC da Área de Linguagens sobre o tema “A Poética da Linguagem no Teatro de Bonecos, Marionetes e de Animação”, com a participação dos professores Mauro Rodrigues e Daniele Montuleze.
Sob o comando da Dirigente de Ensino, Marlene Aparecida Barchi Dib, a equipe da Diretoria de Ensino Região Assis e o Núcleo Pedagógico realizaram, no dia 30/09/2020, uma formação específica para os professores de Arte, coordenados pela PCNP Charlotte Louise Varella Rodrigues Zimmerman. Os docentes das 41 escolas da rede estadual pertencentes à DERA reuniram-se em ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) que contou também com a participação de Professores Coordenadores Pedagógicos, Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico e convidados.
A reunião teve como foco refletir sobre o ensino do teatro e da música no componente curricular Arte, bem como promover experiências de apreciação e abordagem em seus vários contextos culturais, históricos e educacionais. A ATPC contou com a participação da cantora e professora Daniele Montuleze, graduada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em regência pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Atualmente, é maestrina de corais, professora de regência e técnica vocal no curso de Técnico em Regência – ETEC “Jacinto Ferreira de Sá”, em Ourinhos. No Centro Universitário de Ourinhos (UniFio), também em Ourinhos, é professora de linguagem musical do curso de Artes Visuais e de canto coral da Universidade Aberta à Terceira Idade.
No momento de apreciação musical de nosso encontro, Montuleze cantou e tocou as músicas “Nada Será Como Antes”, composta por Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, “Canções e Momentos” e “Maria, Maria”, escritas por Milton Nascimento e Fernando Brant. Na sequência, realizou uma breve exposição sobre a importância da Arte e da Música na formação integral do ser humano, além de explanar a respeito dos trabalhos que vem desenvolvendo desde antes deste período de pandemia.
A formação contou também com a presença de Mauro Rodrigues, marionetista e educador, graduado em Educação Artística pela UEL, com especialização em ensino de Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). É doutor em Artes Cênicas pela USP e docente no Departamento de Música e Teatro na UEL. Atua na área de Artes, com ênfase em teatro de formas animadas, estética teatral e cenografia.
Rodrigues propôs um bate-papo com os professores a partir de uma provocação inicial: “arte para quem?” Com a intenção de conhecer os participantes e também para que todos pudessem conhecê-lo, o professor desenvolveu um diálogo sobre o que ensinamos e quais aprendizagens em Arte realizamos no processo da criação artística, bem como em sala de aula, sobre o teatro em geral e sobre o teatro de animação (ou teatro de formas animadas).