Aconteceu no sábado, 27, na EE José Augusto Ribeiro – PEI a “Manhã Cidadã”. Um grande evento educacional e social organizado pela equipe escolar que teve como objetivo valorizar a cidadania e oferecer assistência à comunidade. Segundo a Diretora Deise “integrar crianças, jovens, adultos e idosos em diversas atividades de promoção da saúde, conhecimento e bem-estar fortalece as relações com a comunidade escolar”. O evento contou com parceiros que realizaram a distribuição de roupas, cortes de cabelo, manicure, exames de saúde e assessoria jurídica.
A arrecadação e distribuição das roupas e sapatos contou com a participação do grupo de mulheres “Festa do Bem” que organizou pontos de coleta estratégicos na cidade, como a Escola Xereta, o Colégio Ipê, GAP Academia, Fórum e loja Cinderela. A Professora Silmara da disciplina de Arte, que faz parte do grupo, comentou que o grupo “Festa do Bem” promove ações de cunho social, realizando festas infantis a crianças carentes. A arrecadação também contou com a participação dos alunos da escola, que orientados pelo Professor Rodrigo, da disciplina de Protagonismo Juvenil, percorreram a comunidade em busca de doações.
A participação na área da estética ficou a cargo da Escola Profissionalizante CENAIC. A coordenadora Tamires ressaltou que a escola possui cursos profissionalizantes na linha de estética corporal, como: corte de cabelo, barbearia, maquiagem e depilação além de administração, atendente de farmácia, auxiliar de pet-shop e idiomas. O CENAIC contou com a participação da Professora Márcia e os alunos Jorge e Dinho para a realização de cortes de cabelos para todos que queriam dar um “tapa no visual”.
Ainda para o embelezamento dos participantes, a aluna Raissa Alencar do 6º B juntamente com a líder do clube de manicure, a aluna Maísa do 6º C, organizaram a realização de pintura nas unhas das meninas e mulheres que foram até a escola.
Esteve presente no evento o Sr. Adilson Affonso, participante do Projeto OAB Concilia, cuja atividade estabelece uma parceria entre a OAB e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo para o atendimento gratuito a famílias com renda de até três salários mínimos que necessitam de orientações jurídicas e assistência judiciária.
A saúde não foi esquecida. A Secretaria de Saúde esteve presente, representada pela enfermeira Damaris e a agente comunitária Erminda do Estratégia de Saúde da Família (ESF)Prudenciana, que realizaram testes de glicemia e aferição da pressão arterial nos participantes. Damaris esclarece que a prevenção é sempre o melhor caminho e que a orientação é fundamental para não se contrair doenças. A parceria promete continuar com palestras e campanhas com os estudantes.