Alunos da Rede Estadual de Ensino participam do VII Concurso em Comemoração ao “Mês da Consciência Negra”

          A Diretoria de Ensino da Região de Assis – DERA, em parceria com o Instituto do Negro de Assis – Zimbauê, lançou no último dia 16 de maio, o VII Concurso em Comemoração ao “Mês da Consciência Negra” para todos os alunos matriculados nas Unidades de Ensino da Rede Estadual, localizadas no Município de Assis/SP.
A presidente do Instituto do Negro de Assis, Mônica Silva, ressalta que o objetivo do concurso é estimular e contribuir para o processo de formação da cidadania, proporcionando aos estudantes uma visão reflexiva de conceitos referentes ao racismo como determina a Lei 7.716/1989, da promoção dos direitos dos afrodescendentes na nossa sociedade, incentivando o interesse dos alunos pelos estudos da história e cultura afro-brasileira e indígena conforme a Lei 12.288/2010, como também, instigar a pesquisa de temas relacionados ao respeito à diversidade.
O referido concurso conta com duas modalidades, sendo “Poema Ilustrado” para os alunos dos 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental, e “Fotografia” destinada aos alunos que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Visando ampliar o repertório dos professores, a comissão organizadora do concurso, firmou uma parceria com a Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, por meio do Professor João Henrique dos Santos, contando, assim, com um Curso de Fotografia. Nessa formação continuada, os professores da Rede Estadual de Ensino, poderão, por meio de oficinas, aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos em relação a temática fotografia, para assim, serem multiplicadores em suas Unidades Escolares.
A comissão organizadora, presidida pela Dirigente Regional de Ensino da Região de Assis, Leide Célia Dainese Correia e composta pelos membros do Instituto Zimbauê Monica da Silva e Sérgio Augusto Frederico, e os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP), Gisele Antunes Romão Barreto, Maísa Kamegawa Borázio, José Carlos Zirondi e Walter George de Carvalho Vilas Boas, informam que a premiação será no valor de R$ 1000,00 (Mil Reais) distribuídos entre os três primeiros colocados de cada modalidade.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 17 de novembro, nas dependências da FEMA, onde estarão expostos todos os materiais selecionados pela comissão organizadora.