E.E. José Augusto Ribeiro PEI – Eletiva: LUGARES DE APRENDER.

1- TÍTULO

LUGARES DE APRENDER.

2- EMENTA

Você sabia que conhecer Museus, Bibliotecas, Espaços Públicos nos mostra Histórias e ajuda aprimorar o conhecimento? Embarque nessa aventura!! Você já imaginou aprender além da escola? Que tal viver essa aventura na eletiva Lugares de Aprender? Passeios Culturais + Conhecimento = Lugares de Aprender!!

3- JUSTIFICATIVA

A cidade de Assis, oferece algumas opções culturais à população. Contudo, grande parte dos alunos da escola pública não tem acesso a elas e, muitas vezes, até desconhecem sua existência. Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam esses locais, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, esta eletiva oferece oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam os equipamentos culturais disponíveis na cidade de Assis. Nessa perspectiva de trabalho da escola com a arte e a cultura, o trabalho do professor, responsável pela mediação do aluno com o conhecimento, é proporcionar aos alunos da eletiva ”Lugares de Aprender” visitas que reforcem a intencionalidade das experiências no âmbito cultural, articulando os conteúdos de diferentes áreas curriculares com os objetos socioculturais, fenômenos naturais e outras fontes de conhecimento com as quais os alunos irão interagir em suas visitas.

4- ÁREAS DE CONHECIMENTO/DISCIPLINAS

Arte – Linguagens e Códigos

História – Ciências Humanas

Língua Portuguesa – Linguagens e Códigos

5 – PROFESSORES

Ana Cláudia Chagas Santos Giroto

Rita de Cassia Nicolosi Meschede

Colaborador: Silmara Regina Bezerra Dias.

6- OBJETIVOS

Objetivo Geral

–  Proporcionar aos alunos e professores do Ensino Fundamental da escola José Augusto Ribeiro o contato direto com diferentes instituições e espaços culturais.

–  Oferecer novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares, por meio de projetos didáticos nos quais a visitação a instituições e espaços de cultura está articulada a outras atividades de aprendizagem.

 Objetivos Específicos

– Ampliar e aprofundar a aprendizagem dos alunos pela apropriação de conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, de Arte, de História e de Língua Portuguesa (comunicação linguística), proporcionados nas visitas às instituições culturais.

– Ampliar o universo cultural de alunos e professores.

– Valorizar o patrimônio cultural da cidade.

– Compreender e respeitar às diferenças culturais de grupos e povos.

– Reconhecer a importância dos espaços expositivos das instituições culturais como possibilidade de aprendizado escolar.

– Analisar a organização da coleção de objetos no espaço de exposição (por função, época, civilização, autor e outros motivos).

7- HABILIDADES

Arte

– Reconhecer o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imaterias; 8º ano 4º bimestre;

 História

– Identificar e valorizar a diversidade do patrimônio cultural, reconhecendo suas manifestações e inter-relações em diferentes sociedades; 6º ano 4º bimestre;

– Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais; 6º ano 4º bimestre;

– Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e o conhecimento da história; 7º ano 1º bimestre;

– Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento histórico; 7º ano 3º bimestre;

– Reconhecer a importância do voto para o exercício da cidadania plena. 8º ano;

Língua Portuguesa

– Identificar problemas a partir da observação da realidade;

– Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas;

– Analisar e interpretar textos do gênero relato, identificando os valores e as conotações que veiculam.

8-  CONTEÚDOS

Arte

– Olhar com novos olhos.

História

– Patrimônio Histórico;

– Os objetos e as diferentes formas de olhá-los (O meu e o seu olhar);

–  Poder Legislativo e a importância da participação cidadã;

– Exposição e Memória.

Língua Portuguesa

– Etapas de elaboração e revisão de escrita;

– Leitura e produção de relato de experiência (etapas de elaboração da escrita);

– Narrar e relatar: semelhanças e diferenças.

 9- METODOLOGIA

As aulas serão organizadas de forma que leve o aluno a refletir sobre seu papel no ambiente escolar, isso ocorrerá através de análise de letras de músicas, vídeos e intervenções artísticas de diversos autores espalhados por todo o Brasil.

As aulas serão planejadas de forma que haja um primeiro momento de sensibilização e sondagem através de vídeos ou imagens, relacionados ao patrimônio cultural da cidade de Assis e de outras localidades, após cada visita, ocorrerá o relato oral e escrito, onde verificaremos a apreensão das aprendizagens, levando o aluno refletir como elas estão ligadas ao seu cotidiano.

10- RECURSOS

– Sala de informática;

– Fones de ouvido;

– Data Show;

– Caixa de Som;

– Lousa;

– Giz;

– Folhas sulfites;

– Lápis de cor;

– Tintas para pintar o muro;

– Pincéis;

– Celular;

– Fotos;

– Transporte (ônibus cedido pela prefeitura do município de Assis- SP);

11- AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados continuamente e sistematicamente através da qualidade de sua Participação (atividades entregues) e Avaliações (Primeiramente será aplicada uma diagnóstica e ao final do processo será aplicada outra contemplando as mesmas habilidades para comparação da evolução do aluno), além de uma avaliação final para alunos, professores e gestores com intuito de validar a disciplina eletiva.

12- CULMINÂNCIA

Como resultado da Disciplina Eletiva Lugares de Aprender será realizada uma exposição de fotos, relatos e maquetes dos lugares visitados.

13-  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

– ABREU, Regina; Chagas, Mario (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

– Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais – História. Brasília: MEC/SEF, 1998.

– _____.Parâmetros Curriculares Nacionais – terceiro e quarto ciclos; apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

– BRUNO, Cristina. Museologia e comunicação. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, n.9, 1996.

– CARDOSO, Oldimar Pontes. Tudo é história, v.3. São Paulo: Ática, 2006.

– GUARNIERI, Valdisa Rússio Camargo. Conceito de cultura e sua inter-relação com o patrimônio cultural e a preservação. Cadernos Museológicos, Rio de Janeiro, n.3 p.7-12.

– TOURINHO, Andréa de Oliveira; RODRIGUES, Marly. “Patrimônio ambiental urbano: uma retomada”. Revista CPC, São Paulo, n. 22, p. 70-91, dec. 2016. ISSN 1980-4466. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/111915>. Acesso em: 13 aug. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i22p70-91

– OLIVEIRA, Fábio Ruela de. História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (1958-1964): memória da formação de um Instituto Superior no interior paulista. Assis, 2002.

–  São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas Tecnologias/  Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli – 1ª edição atualizada; São Paulo: SEE 2012. 152 páginas.

– São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2012. 260 p.