Programa Ensino Integral

Com a proposta de repensar o atual modelo de escola e redesenhar o papel que essa instituição deve ter na vida e no desenvolvimento do jovem do século XXI, e com inspiração em experiências de outros países e de outras redes de ensino, a Secretaria de Estado da Educação instituiu, desde 2011, o Programa Ensino Integral (PEI). Centrado no Projeto de Vida dos alunos como estratégia para dar sentido e significado ao papel da escola em sua formação e em suas escolhas futuras, o PEI fundamenta-se em princípios educativos e premissas que orientam as ações da escola com vistas ao desenvolvimento integral do educando. Esse modelo foi a referência para o desenvolvimento do Programa, consideradas as adequações necessárias à realidade da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.

Para as escolas participantes, a missão do PEI é tornar-se um núcleo formador de jovens, primando pela excelência na formação acadêmica, pelo apoio integral aos seus Projetos de Vida, pelo aprimoramento do aluno como pessoa, pela formação ética e pelo desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Sob o ponto de vista dos fundamentos filosóficos e educacionais, o Programa adota os seguintes princípios: Quatro Pilares da Educação, Pedagogia da Presença, Educação Interdimensional e Protagonismo Juvenil. Nesse modelo escolar, são adotadas as seguintes premissas: Protagonismo, Formação Continuada, Corresponsabilidade, Excelência em Gestão e Replicabilidade.

Para garantir o sucesso dos alunos mediante o compromisso de todos os educadores com o processo de ensino-aprendizagem em todas as suas dimensões, é necessário que a Gestão Pedagógica esteja intimamente articulada à sua estrutura de articulação entre o Modelo Pedagógico do Programa e o de Gestão Escolar, o que resulta em um novo jeito de ver, sentir e cuidar dos estudantes.

Para garantir as inovações no Modelo Pedagógico, foi ampliada a jornada dos alunos e instituído o Regime de Dedicação Plena e Integral, que estabelece a atuação dos profissionais por 40 horas semanais em uma mesma escola, permitindo-lhes maior proximidade com os alunos e a comunidade escolar.

A ampliação da jornada escolar propicia aos alunos, além das aulas dos componentes curriculares que constam na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a oportunidade de aprender e desenvolver práticas que irão apoiá-los no planejamento e na execução do seu Projeto de Vida por meio da parte diversificada, incluindo as atividades complementares que constam na matriz curricular das escolas do Programa. (Fonte: Diretrizes do Programa Ensino Integral – Caderno do Gestor, SEE-SP 2015)

As escolas participantes do Programa Ensino Integral na Diretoria de Ensino – Região Assis são:

EE Dona Carolina Francini Burali (Assis)

Ensinos Fundamental e Médio
Supervisora responsável: Dora Alice Belavenutti Martins da Silva
Direção: Lúcia Helena Gomes Fernandes Germano
Vice-Direção: Antonio Beluco Neto
Professor-Coordenador Geral: Luiz Eugênio Fontana

EE José Augusto Ribeiro (Assis)

Ensino Fundamental
Supervisora responsável: Maristela Romano
Direção: Deise Aparecida dos Santos Malaguti
Vice-Direção: Keyla Cristina Borgato
Professora-Coordenadora Geral: Maria Teresa de Sousa Fiorio

EE Prof. Ernani Rodrigues (Assis)

Ensinos Fundamental e Médio
Supervisora responsável: Rosenei Cristina Ribeiro Victor Alves
Direção: Sandra Regina Gava Khenaifes
Vice-Direção: Luiza Granado Leme
Professora-Coordenadora Geral: Olga Liane Zanotto Manfio Jaschke

EE José dos Santos Almeida (Cândido Mota)

Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI)
Supervisora responsável: Daniela Bechelli Lima Quijada
Direção: Eliana Maria Belavenuti Dias Correa
Vice-Direção: Fernanda Augusta Ribeiro
Professora-Coordenadora Geral: Lígia Ramos de Arruda

EE Profª Maria Angela Batista Dias (Paraguaçu Paulista)

Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI)
Supervisora responsável: Ruth Maria Gonçalves Barbieri
Direção: Silvia Regina Matheus Mondini
Vice-Direção: Tânia Cabral de Oliveira
Professora-Coordenadora Geral: Priscilla Gargel Nunes

PCNP responsável pelo PEI: Artur Geraldo Pais (LEM – Inglês)