Programa Escola da Família

O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

A partir de 15 de outubro de 2003 , foi instituído o   Programa Escola da Família  visando  o  desenvolvimento de uma cultura de paz no Estado de São Paulo, com o objetivo de desenvolver e implementar ações de natureza preventiva destinadas a reduzir a vulnerabilidade infantil e juvenil, por meio da integração de crianças e adolescentes, a fim de colaborar para a construção de atitudes e comportamentos compatíveis com uma trajetória saudável de vida.

 O Programa Escola da Família tem como proposta a abertura das escolas públicas estaduais aos finais de semana, com o propósito de atrair os jovens e suas famílias para um espaço voltado à prática da cidadania, onde são desenvolvidas ações sócioeducativas, com o intuito de fortalecer a autoestima e a identidade cultural das diferentes comunidades que formam a sociedade paulista.

Os espaços das escolas públicas estaduais, são utilizados para o desenvolvimento de projetos e atividades dentro de 5 eixos : Aprendizagem, Cultura, Trabalho, Saúde e Esporte.

O propósito é estimular a comunidade intra e extraescolar em atividades artísticas, esportivas, recreativas, formativas e informativas, voltadas ao exercício da cidadania, em perfeita sintonia com o projeto pedagógico da unidade escolar, a fim de favorecer o desenvolvimento de uma cultura participativa e o fortalecimento dos vínculos da escola com a comunidade.

Comunidade escolar enquanto mediadora da aprendizagem, promove a integração com a semana letiva, fortalecendo o eixo aprendizagem e organizando suas  atividades.