DANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR – ATPC DA ÁREA DE LINGUAGENS

ARTE & EDUCAÇÃO FÍSICA

Docentes de Arte e de Educação Física da DERA, que se reuniram no dia 17/06/2020 na ATPC da área de Linguagens sobre o tema “O ritmo na dança e no esporte”, tiveram uma nova reunião virtual no dia 29/07/2020 com a socialização de um desafio fotográfico proposto à comunidade escolar da rede estadual de ensino, utilizando a ferramenta digital Padlet.

A equipe DERA (Diretoria de Ensino Região Assis), sob o comando da Dirigente de Ensino Marlene Aparecida Barchi Dib, realizou no dia 29/07/2020 a segunda formação específica para os professores de Arte e de Educação Física, coordenados respectivamente pelos PCNPs Charlotte Louise Varella Rodrigues Zimmerman  e José Luciano Mendes Sales. Os docentes de 41 escolas da rede estadual pertencentes à DERA reuniram-se em ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) que contou também com a participação de Professores Coordenadores Pedagógicos (PCPs), Vice-Diretores, Diretores, Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNPs) e convidados.

Na reunião anterior realizada no dia 17/06, o objetivo foi compreender como ocorre a integração dos quatro componentes da Área de Linguagens (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa) no Currículo Paulista. Na ocasião, foram apresentados aos participantes os princípios específicos da Área, com identificação das especificidades de cada um dos componentes, para que os professores pudessem observar como as diferentes linguagens compõem as situações de comunicação, expressão e movimento.

Os participantes puderam apreciar a apresentação musical do cantor Danton, cantando a cappella a música “Photograph” (Ed Sheeran) e “Castelo de Cartas” (Danton). Eles vivenciaram momentos de nutrição estética ao assistirem a vídeos que contemplavam diferentes linguagens. Houve também uma sessão de dicas culturais de filmes relacionados à temática do dia, a socialização de boas práticas desenvolvidas pelos professores de Arte e de Educação Física, além da divulgação de um desafio fotográfico para toda a comunidade escolar, intitulado “O ritmo na dança, na luta e no esporte”.

A segunda reunião pedagógica no dia 29/07 teve como foco o ensino da dança no ambiente escolar, a fim de promover experiências de apreciação ao propor um panorama sobre a dança em seus vários contextos culturais e históricos. A ATPC contou com a participação da bailarina e professora Mestra Narda Helena Jorosky, para enriquecer e complementar os conteúdos propostos no Currículo Paulista nos componentes de Arte e Educação Física – Linguagem da Dança. Na apresentação musical do dia, houve a presença da jovem cantora Beatriz Pereira, aluna da 2ª série do Ensino Médio da EE Prof.ª Cleophânia Galvão da Silva, tocando violão e cantando as músicas “Página de Amigos” (Chitãozinho e Xororó) e “Cobaia” (Lauana Prado). Como dicas culturais, o enredo dos filmes indicados relacionava-se ao esporte e à dança, tal qual a proposta para o desafio fotográfico “O ritmo na dança, na luta e no esporte”.

A propósito, a ideia principal desse desafio é estimular os participantes a enviarem registros reais dos movimentos e ritmos dos corpos (fotografias de si mesmo ou de outras pessoas) existentes na prática de esportes, lutas ou danças dentro do seu cotidiano. Devido ao grande número de fotografias e de vídeos, foi organizado um Padlet com todo o material enviado para socialização da participação da comunidade escolar.

Os PCNPs de Arte e de Educação Física estão imensamente gratos a todas as escolas que postaram suas fotos, vídeos, comentários e que curtiram as publicações. Para conhecer o trabalho integrado da dança com o esporte em nossa rede, basta acessar o link https://pt-br.padlet.com/charlotte376/494zkmfbkad1dacv.

Redação: Charlotte Louise Varella Rodrigues Zimmerman (PCNP de Arte); José Luciano Mendes Sales (PCNP de Educação Física)