Diretoria de Ensino da Região de Assis (SP) tem participação internacional da música durante capacitação de professores

Corpo docente, que já recebeu músicos de diversos locais do Brasil, recebeu nesta quarta-feira (15/07/2020) o carioca Pedro Calloni, que hoje vive da música em Los Angeles (EUA).

 

Em virtude do distanciamento social provocado pela pandemia do novo Coronavírus, o sistema de ensino teve que adaptar também o formato de suas reuniões pedagógicas. A equipe da Diretoria de Ensino, Região Assis, liderada por Marlene Aparecida Barchi Dib, incluiu ao programa de capacitação momentos formativos específicos para os professores da disciplina de Arte. As Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), que reúnem o corpo docente de 41 escolas, tem recebido a presença de artistas brasileiros da música e nesta quarta-feira (15/07), o convidado foi internacional, o musicista, produtor musical e engenheiro de som, o carioca Pedro Calloni.

As reuniões pedagógicas passaram a ser semanais para auxiliar os professores a adaptarem as propostas de ensino presenciais para as aulas on-line e as atividades remotas. Nesse sentindo, a Profª. Mestre Charlotte Louise Varella Rodrigues Zimmerman, Coordenadora de Arte do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, que presta o suporte e orientação aos professores, teve a iniciativa de promover essas ações, cujo objetivo é favorecer a aprendizagem dos estudantes e sobretudo enriquecer e complementar os conteúdos propostos no Currículo Paulista, trazendo aos participantes a linguagem da música, a partir de uma conversa com os artistas.

“Todos nós na disciplina de Arte, precisamos trabalhar com as quatro linguagens, que são as artes visuais, a música, a dança e o teatro. Então, é muito importante que os professores tenham esse contato de dentro do ramo da música para justamente ampliar o olhar, porque muitas vezes eles não tiveram essa disciplina durante a formação. Portanto, essa capacitação vem nesse sentido, de complementar os saberes dos professores”, explica a professora coordenadora.

Além do estudo, o novo formato das ATPCs proporciona momentos de apreciação artística e de nutrição estética. “Desde o primeiro encontro eu tive essa ideia. Falei: nós precisamos ter momentos de apreciação musical, de parar, realmente olhar, valorizar o trabalho do outro. Então tenho convidado pessoas aqui da região, outros que foram meus alunos na faculdade de Arte e que tenham a pegada da música, que tenham banda, que toquem, para contribuírem também dessa forma. E na ocasião, tivemos a presença do Pedro Calloni, que falou sobre sua carreira e questões como o ensino de música dentro da escola”, afirma a coordenadora Zimmerman.

Pedro Calloni, que é filho do ator Antônio Calloni e da jornalista Ilse Rodrigues Garro, estudou música desde a infância e na fase adulta acabou deixando a faculdade de Direito na Puc do Rio de Janeiro para ingressar com bolsa de estudos na Berklee College of Music em Boston, onde cursou Music & Production & Engineering. Hoje o multi-instrumentista, produtor musical e engenheiro de som mora em Los Angeles e divide o tempo entre os trabalhos no estúdio que tem em casa e os que ocorrem no The Village Studios, por onde já passaram nomes como Lady Gaga, Elton John, Rolling Stones, Madonna, Bob Dylan, entre muitos outros.

Os encontros formativos são realizados desde maio deste ano e já receberam os seguintes músicos: Karina Pignataro, voz e violão, de Pedrinhas Paulista (SP); Natália Bellei, violoncelo, de Ourinhos (SP); Leandro Todesqui, voz e violão, de Quatá (SP); Jaqueline Del Nóbile, voz e violão e Danton, canto à capela, ambos do Paraná, e Marta Lima, piano, de Assis (SP).

Participam das reuniões os professores que lecionam a disciplina de Arte nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e nas turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Também participam alguns Professores Coordenadores de Escolas, Diretores e Vice-diretores, Supervisores de Ensino e às vezes professores de outras disciplinas da área de Linguagens.

Redação: Luciana Debom.
Adaptação para esta publicação: Elisa Prado.