Projeto de Iniciação Científica faz estudo para comprovar aumento da produtividade em horta escolar adubada com água usada na criação de tilápias.

Um dos projetos de iniciação científica escolhido entre os trinta finalista da 5ª edição da FeCEESP: Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo, teve como objetivo comprovar a eficiência em produtividade de hortaliças adubadas com a água do tanque de criação de tilápias em comparação com a produtividade de áreas adubadas com esterco bovino.

A escola José Augusto Ribeiro, na cidade de Assis, foi muito bem representada pelos alunos Amanda Esteves Leite, Lucas Gabriel Nápoli, Maria Vitória de Oliveira Vieira e Renan Rodrigues Almeida, todos do 9º ano, orientados pelos professores Solange Braz Siqueira e Rodrigo Marques Wirgues, durante o ano de 2017, desenvolveram o Projeto “Adubação de horta escolar a partir de resíduos orgânicos de Tilápias (Oreochromis niloticus), Uma experiência econômica e sustentável”. O projeto concorreu com mais de 400 outros projetos das escolas estaduais, nas categorias Júnior ( 6º,7º e 8º anos) da 5ª edição da FeCEESP.

A FeCEESP é uma ação pedagógica, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEESP) com objetivo de estimular e promover a formação dos estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito das Ciências da Natureza, inserindo-os no contexto da Pré-Iniciação Científica.

Para a escola, além de motivar a aprendizagem dos conteúdos de Ciências de todos os alunos envolvidos, o projeto promove lições de cidadania, interagindo comunidade e escola, desenvolvendo, na prática, ações de sustentabilidade, como o aproveitamento da água da chuva na criação de tilápias, reutilizando essa mesma água com dejetos dos peixes, na irrigação da horta.